Com o compromisso de apoiar os pequenos produtores no ambiente do agronegócio e garantir o fomento ao conhecimento e à inovação, o Sebrae/PB e o Sistema Faepa/Senar contam com uma comitiva formada por empresários, técnicos e representantes sindicais participando do Seminário Nordestino do Agro (PECNordeste). A programação tem suas ações concentradas no centro de eventos da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PB e do Sistema Faepa/Senar no estado, Mário Borba, está presente no evento e integra a comitiva paraibana, que conta com 90 pessoas, além do superintendente do Senar/PB, Sérgio Martins. Os gerentes regionais das agências do Sebrae na cidade de João Pessoa, Franco Fred, do município de Sousa, Camila Nóbrega, e de Itaporanga, Isaac Araújo, completam a representação do estado, ao lado dos analistas da instituição Fabrício Vitorino, José Cavalcante e Pablo Queiroz.
Ao destacar a oportunidade de conhecimento para quem participa da programação, Mário Borba, enalteceu a representação da comitiva paraibana e disse que a edição 2025 do PECNordeste reforça o compromisso das instituições que atuam na defesa de investimentos no agronegócio. “Isso é muito gratificante para todos nós que fazemos o sistema CNA, Senar e as federações dos estados. Essa comitiva composta junto com o Sebrae tem 90 produtores, incluindo técnicos, presidentes de sindicatos e empresários que estão satisfeitos com o que estão vendo e aprendendo com esse evento”, enfatizou.
Mário Borba disse ainda que o programa “Juntos pelo Agro” é uma ação que tem atendido aos pequenos produtores de diferentes regiões do território paraibano, compartilhando experiências positivas e gerando novas oportunidades de crescimento. A iniciativa funciona de forma integrada com outras instituições como o Sebrae e tem a finalidade de fortalecer as atividades da cadeia produtiva do agronegócio. “Está todo mundo junto pelo objetivo maior que é atender ao produtor rural da Paraíba. Então esse momento é de gratidão e a gente celebra aqui junto com toda a equipe do Ceará”, concluiu.
Em sua 27ª edição, o PECNordeste teve início na última quinta-feira (5) e segue com suas atividades até esse sábado (7). Entre os destaques de sua programação está a oferta de capacitações envolvendo 16 segmentos do agro: agroindústria, apicultura e meliponicultura, aquicultura e pesca, avicultura caipira e industrial, bovinocultura de corte e de leite, carcinicultura, caprinovinocultura, equinocultura fruticultura, cajucultura, floricultura e paisagismo, suinocultura, meio ambiente, carnaúba, além do segmento PET, por meio da realização de palestras, mesas redondas e oficinas.
Além de ser considerado um dos principais eventos técnico-científicos do setor agropecuário do Nordeste, o seminário tem como característica a promoção da integração das cadeias produtivas do agronegócio por meio de palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos com especialistas e pesquisadores.