Mesmo inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) supera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Distrito Federal em um eventual cenário de primeiro turno nas eleições de 2026. É o que aponta levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (10).
Por sua vez, Lula surge empatado no limite da margem de erro com nomes da direita como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o senador Flávio Bolsonaro (PL), primogênito do ex-mandatário.
Foram ouvidos 1.522 eleitores no Distrito Federal entre os dias 31 de maio de 4 de junho. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário testado pela pesquisa, Bolsonaro tem 38,8% das intenções de voto, contra 24,9% de Lula. Em seguida, aparece o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 12,5%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) marca 8,8%. Os governadores do Paraná e do Pará, Ratinho Junior (PSD) e Helder Barbalho (MDB), têm, respectivamente, 2,4% e 0,5%.
Votos em branco, nulo e nenhum somam 7,9%. Outros 4,2% não souberam ou não opinaram.