Na Bíblia, o SAL é símbolo de sabedoria. Ele purifica, conserva, dá sabor, evita putrefação. É força transformadora, não se estraga e nem perde suas características, não se corrompe.
Sozinho significa pouca coisa, mas na medida em que se relaciona com outros alimentos, sua presença afeta tudo: muito ou pouco sal pode estragar uma comida.
Na antiguidade servia para avivar o fogo, salgar os sacrifícios, e comia-se sal como sinal de aliança, compromisso. Era usado no batismo de crianças, tinha um valor medicinal no nascimento delas.
A LUZ é necessária para haver vida. Suas principais caracteristicas: visibilidade, consistência e transparência. Serve para iluminar e aquecer. Não existe para ser olhada diretamente, se não estragamos a vista. Olhamos para as coisas iluminadas.
Sejamos luz com nossaas ações, solidariedade, compaixão.Nosso brilho não vem de joias, roupas chiques, vem da capacidade de se doar por alguém, por uma causa. Qual a intensidade de sua luz interior? Você ilumina a vida do outro ou provoca escuridão?
Sejamos como o sal: invisíveis, mas que todos sintam nossa presença na medida certa, sem omissão ou excesso, sem querer 'ofuscar' o brilho do irmão. Não percamos 'nossas propriedades', sendo falsos, 'azedos na convivência com o outro'.
Ilumine e dê sabor, sentido à sua vida, e a vida dos outros!